(11)

Retrofit

Gostou? compartilhe!

Tendência consolidada nos segmentos da arquitetura e do design, o retrofit consiste em uma espécie de ferramenta civil-estrutural que surgiu com a finalidade de solucionar um problema específico: o que fazer com a alta quantidade de edifícios antigos e históricos inutilizados?

Para solucionar esta questão, vale frisar que esta plataforma normalmente faz referência a renovações e atualizações nos projetos civis em que marca presença, fazendo com que as características intrínsecas à obra sejam mantidas aos níveis extremos.

Sendo assim, acaba sendo comum que a menção deste termo e conceito seja por vezes associada à rotina dos seguintes profissionais:

  • Projetistas;
  • Construtores;
  • Urbanistas.

Sem deixar este plano inicial, também pode-se concluir que o retrofit representa, sim, ferramentas que surgem para sanar os problemas ligados aos edifícios abandonados ou em péssimas condições de uso. Na prática, ressalta-se que o retrofit ainda visa preservar o patrimônio histórico da obra em questão, dando uma “vida” mais adequada aos antigos espaços.

Em uma visão mais corriqueira e cotidiana, podemos assim dizer, o retrofit também deve ser colocado em prática de maneira meio que simultânea e paralela às soluções para fachadas, instalações elétricas e hidráulicas, proteções contra incêndios, circulações em geral e assim por diante.

Solicite agora mesmo o serviço de retrofit

Caso tenha respondido um mais do que sonoro “sim” para esta pergunta, entenda de uma vez por todas que é com a VSWA que você deve entrar em contato assim que puder. Isso porque, além de contar com uma mão de obra devidamente especializada em seu nicho de atuação, a empresa também faz questão de atrelar inovação e praticidade a todos os seus serviços. Com os prédios aptos a serem retrofitados não é diferente. Conheça-a!